Sobre o Projeto / About the Project

(English version below)

Este projeto nasceu de uma motivação coletiva pela busca de modelos inspiradores de educação. Todos fomos e somos impactados profundamente por modelos educacionais desde cedo. Nosso aprendizado formal é um dos grandes responsáveis pelo que “vamos ser”. Quando crianças, nossa vida gira em torno das escolas. Quando jovens, nos deparamos com escolhas de disciplinas que vão delinear nosso futuro. Quando adultos, temos que tomar as mesmas decisões para nossos filhos.  Movidos por inquietações ligadas à forma como entendemos educação hoje, um pequeno grupo se uniu em busca de reflexões e aprendizados em torno do assunto.

Foi assim, com estes desafios em mente, que um grupo de provocadores  sonhou junto e desenhou  um propósito em comum. Foi com um olhar não acadêmico em busca de inspiração que encontramos escolas, espaços de aprendizado, cursos formais e não formais que  estão propondo novos formatos.  Foi assim que chegamos a diversos modelos mundo afora: na India, na Suécia, na Indonesia, na Espanha, na Inglaterra, nos Estados Unidos… e no Brasil. Por acreditarmos na importância de escutar as experiências de quem está vivendo estes novos modelos, decidimos fazer uma jornada presencial por 13 destes espaços, em diferentes países e continentes. Vamos visitar estes locais, conversar com pessoas que compõem as histórias que dão vida e cor a estas iniciativas de educação.

Se quiser nos apoiar de alguma forma, por favor entre em contato: contato@educ-acao.com

//

This project was born out of a collective motivation to search for inspirational educational models. We are all profoundly impacted by educational models from an early age. Our formal training is largely responsible for the individual we’ll become when “we grow up”. When we are kids, our life revolves around school. When we are young adults, the disciplines we choose will help determine our future. As adults, we have to make these same decisions for our kids. Motivated by questionings related to the way we understand education today, a small group united in search for insights and learnings related to the subject. With this challenges in mind, a group of provocateurs came together, dreamt and designed a common goal.

It was with a non-academic viewpoint that we set out in search for inspiration, and we found schools, learning spaces, formal and informal courses that are proposing new formats. This is how we found diverse new models around the world: in India, Sweden, Indonesia, Spain, England, the US… and in Brazil. Some of these initiatives are still being selected in other countries. Because we believe in the importance of listening to whom is actually experiencing these new models, we decided to personally visit 13 of these spaces, in different countries and continents. We will visit them, talk to the people that are creating these stories and giving life and color to these new educational initiatives.

We believe this journey must be shared with the world, so the book will have a version for free download and will also share its contents through Creative Commons.

If you are willing to support us in any way, please e-mail us at contato@educ-acao.com

34 Responses to Sobre o Projeto / About the Project

  1. Aqui em Salvador, acontece, na Praça do Campo Grande, toda terça-feira, a partir das 17h, Rua das Artes – Encontro de Circo, uma iniciativa do Mar de Palhaços. As pessoas trocam experiências de forma solidária e lúdica. É uma forma de aprendizagem bem interessante. Apareçam para conferir. E parabéns pela iniciativa desse projeto.

  2. edushima disse:

    Fatima obrigado pela dica !!! Não conhecia essa !!! Obrigado !

  3. […] Sobre o Projeto | Educ.Ação Não faz nem um mês que o paulista Mauricio Almeida, de 18 anos, embarcou rumo aos Estados Unidos para realizar um sonho: cursar Ciência da Computação em uma das melhores universidades do mundo na área, a de Michigan. Mas Mauricio não é um jovem qualquer. […]

  4. Niva Silva disse:

    Turma,
    estou bebendo na fonte do educ-ação para me inspirar na criação da Escolha, uma escola centrada no ser humano aqui em Santos, que está dando seus primeiros passos.

    Os relatos de modelos de aprendizado diferentes do rolo compressor que conhecemos são o material mais inspirador que pode haver para construção de algo adequado a cada cultura, cada local.

    Parabéns pelo projeto!

    • andregravata disse:

      Que bacana, Niva! Queremos ficar a par do que você está fazendo por aí, viu? Compartilhe com a gente os seus passos na Escolha, continue em contato: andre@educ-acao.com

      E continuaremos divulgando mais posts de iniciativas inspiradoras espalhadas pelo mundo, fique ligado no blog :)
      Grande abraço!

  5. edushima disse:

    Fala Niva ! Que bacana…aliás moro em SANTOS/SP !!! :-)

  6. bazimmermann disse:

    Oi pessoal,
    fiquei muito feliz em me deparar com o site e com o lindo projeto de voces. Terminei (ontem aliás) meu mestrado aqui na Alemanha em métodos alternativos de educacao e mês que vem volto pro Brasil – pra continuar a revolucao nas escolas dai!

    Nao sei se algum de voces fala alemao, mas existe uma escola em Berlin que ta inspirando muito educador daqui. A diretora da escola Magret Rasfeld lancou um livro que aliás tem o mesmo nome do projeto de voces EduAction. Eu ja li o livro e se voces quiserem, podemos trocar algumas ideias. Ela está muito ligada ao empreendedorismo social, ao Design Thinking e outros idéias/projeots inspiradores.

    E as 12 escolas ja foram selecionadas? Eu tb teria outras dicas de escolas em outros cantos do mundo.

    Abracos e boa sorte!
    Bárbara

    • edushima disse:

      Ei barbara !! UAU, que bacana e quanta novidade.
      Na Europa nos terminamos a turne de imersão com tres “escolas” visitadas (vamos fazer um periodo de pelo menos 1 semana de imersão em cada uma das 12 iniciativas que mapeamos e vamos escrever textos curtos sobre outras dicas – quem sabe sobre esta que voce disse). Atualmente nossa grande procura tem sido no continente africano, se souber de alguma por la, nos interessa saber !!
      Otimo, fique por perto. Se voce tiver facebook nos ache por la…ja existe uma grande rede de pessoas (667 pela contagem de hoje) que esta se atualizando por la.
      Quero sim aprofundar a conversa contigo.
      Abraco grande,
      Eduardo Shimahara (SHIMA)

    • angelloreis disse:

      Bárbara, bom dia! Vi seu post e busquei algo sobre Margaret Rasfeld no you tube, mas tudo está em alemão. Você teria algo traduzido que pudesse compartilhar comigo?
      Grato
      Ângelo Reis
      angelloreis@hotmail.com

  7. edir disse:

    Estou fazendo um projeto de pós sobre a sustentabilidade, quando deparei-me com projeto de vcs, li toda reportagem sobre a indonésia. Legal bacana…….

  8. edushima disse:

    Bacana Edir ! Se precisar de algo é só avisar !

  9. Clarissaa disse:

    Super parabéns pelo projeto!
    Estou em um intercâmbio na Finlândia, trabalhando em escolas de segundo grau e percebo que mais do que aparatos tecnológicos o que precisamos mesmo para uma educação transformadora são métodos e processos mais focados no desenvolvimento humano. De que adianta projetor, computador e toda essa parafernália em todas as salas se as pessoas não falam umas com as outras, não são estimuladas a expressar o que pensam e muito menos a realizarem ações juntas?
    Mas, enfim, queria compartilhar com vocês esse documentário que assisti e lembrei de vocês. Tem várias iniciativas na América Latina e Europa (em especial Alemanha e Espanha). http://www.educacionprohibida.com/
    Sucesso pra vocês!
    Abraço,
    Clarissa

    • edushima disse:

      Oi Clarissa !!! Obrigado !!!
      O Educacion Prohibida é super não ?
      alias, além dele encontramos outro cineasta argentino que está viajando pela america do sul ha 3 anos e meio (isso!) resgatando historias de escolas transformadoras…postaremos sobre isso em breve ! Essa é nossa ultima semana do CATARSE então estamos a todo vapor com a divulgação pra tentar fechar ! Abraço grande ! Shima

  10. Parabéns pela maravilhosa iniciativa deste projeto! Fica minha dica para conhecerem uma escola infantil aqui de Curitiba chamada Giordano Bruno http://www.escolagiordanobruno.com.br/. Um grande abraço!

  11. Lexfonte disse:

    Sugiro pra vocês a leitura da obra República de Crianças: Sobre Experiências Escolares de Resistência.

    Trata de experiências de educação democrática e/ou libertária em vários cantos do mundo, inclusive no Brasil, de modelos de educação baseados na cidadania, na transformação social e na realização de uma vida plena e feliz…. É um bom lugar por onde começar…

  12. […] projeto educ.ação nasceu de um pequeno grupo que tem como propósito de “inspirar pessoas em busca de novos […]

  13. […] de mapeamento de escolas que ofereçam alternativas ao ensino tradicional mundo afora, a equipe do blog educ.ação visa pesquisar e divulgar as práticas educativas inovadoras que possam contribuir com novos […]

  14. Lana Shirley Pereira da Silva disse:

    Olá,

    Criei uma coleção de livros infantis de 05 livros, e gostaria muito de publica-lo, porém eu não tenho dinheiro, gostaria muito que os senhores pudessem me ajudar a publicá-los, poderia me dizer como isto é possível? Já ouvi entrevistas de pessoas que foram ajudadas.

    Fico no aguardo da ajuda de Vs sas,

    Atenciosamente,

    Lana Shirley Pereira da Silva 71) 9182-7339 – 3561-4851

    • edushima disse:

      Oi Lana ! Tudo bem ? Bem, não sei muito como ajudar você. Talvez eu possa dividir contigo o caminho que percorremos pra publicar o nosso livro.
      Além da ajuda de amigos próximos, contamos com o site de crowdfunding o catarse.me como forma de levantar dinheiro para fazer acontecer nosso sonho e publicar um livro agora no segundo semestre de 2013 ! Dê uma olhadinha lá no site. Acho que pode se inspirar ! E fazer o seu sonho acontecer também !

  15. Mariana disse:

    Olá, pessoal.

    Trabalho como jornalista no Todos Pela Educação e estamos fazendo matérias sobre pessoas que viajaram o Brasil e o mundo e conheceram diferentes perspectivas sobre Educação. Como o projeto de vocês se encaixa perfeitamente na pauta, gostaria de conversar com alguém. É possível? Como podemos combinar uma conversa – pode ser por telefone mesmo.

    Aguardo retorno.

    Mariana

    • edushima disse:

      Mariana, tudo bem ? Te respondi no seu email. Recebeu ?
      Eu estou na Africa do Sul no momento, resto do time está em Sao Paulo. Como/Quando quer fazer esta entrevista ?
      Abraço
      Shima

  16. Erica disse:

    Gostaria de parabenizar a todos por esta importantíssima ação.
    Sou mãe e trabalho com artes corporais e, naturalmente, me apaixonei pelo desenvolvimento das crianças. Nós, pais, ficamos sedentos por iniciativas neste perfil, e fico muito feliz com a qualidade das informações que estão sendo disponibilizadas! Nesta busca por escolas que não privem a criança de “simplesmente ser”, que as deixem livres para não perder a paixão pela descoberta, para que seus corpos não sejam limados de sua realização plena, toda informação é urgente, e te que ser amplamente divulgada.
    Desde meu primeiro filho venho garimpando escolas neste perfil. Tarefa não muito fácil… Aqui no Centro Oeste do Brasil, encontrei a Escola Casa Verde, em Aparecida de Goiânia. Um grande quintal, sem paredes, sem disciplinas, sem séries… onde Theo, meu mais velho – 7 anos, está acompanhando a incubação dos filhotes de Jajá, seu Jabuti preferido!

    • cmayumi disse:

      Erica, precisamos de projetos como estes e de mães e pais como você! O lado bom é que cada vez mais estamos saindo da zona de conforto e nos conectando com quem pensa parecido. Abraços!

  17. Tenho um projeto parecido. Gostaria que entrassem em contato comigo para trocarmos. Obrigada!!!

  18. Alessandra Fu disse:

    Olá Equipe Educ-acao, parabéns pelo projeto! Fazendo buscas relacionadas as mudanças na educação achei o site de vocês e fiquei encantada. Trabalho no desenvolvimento de um software livre (online e gratuito) para a área de Educação. Ele suporta principalmente alunos e professores e ajuda na inserção da tecnologia na rotina educacional. São diversas ferramentas. Gostaria do apoio de vocês para divulgação da ferramenta! e se permitirem gostaria de fazer uma entrevista para colocar no nosso blog sobre o projeto de vocês, o que acham. Obrigada e aguardo ansiosa o contato!

  19. Solange Martins disse:

    O diálogo entre diferentes culturas e modos de educar é uma referência rica para todos. Sou professora há 26 anos, na Cidade de São Paulo. Observo que o diálogo, a identificação dos significados das informações e dos fatos estão perdendo a qualidade em detrimento da quantidade de assuntos disponíveis vistos superficialmente. Grata por compartilhar essas pesquisas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *