Para deixar você ativo

by • 4 de novembro de 2012 • inspiração, JornadaComments (0)2439

Cena do filme “Schooling the World”

“O que é educação para você?”, “E se as escolas não existissem?” e “Como o filme te impactou?”. Foi a partir das perguntas acima que começamos uma discussão sobre educação na Palas Athena, no dia 25 de outubro. Antes de lançar as perguntas, exibimos o filme Schooling the World, que inclusive é tema de um post anterior.

A experiência de conversar em círculo, com pessoas interessadas no tema da educação, é tão rica e cheia de insights que queremos fazer isso mais vezes. Convidamos pessoas com diferentes perfis e vivências, que estavam abertas para expressar suas opiniões e, mais ainda, a trocar ideias e experiências, num exercício de oxigenação do pensamento.

As pessoas saíram com mais indagações do que respostas – como diria Reinoud Meijer, um dos fundadores do YIP, “encorajamos todos a ter questões e permanecer com elas. Se há uma questão, isso deixa você ativo”. Abaixo, seguem alguns tópicos com parte das perguntas levantadas:

Monocultura do pensamento
– Quais as consequências de processos de educação padronizados, que não valorizam a diversidade?

Mundo sem escolas
– Como as pessoas se organizariam para aprender? Surgiria outro tipo de controle?

Iniciativas locais
– O que aconteceria se mais e mais iniciativas locais de educação surgissem?

Culturas diferentes, maneiras diferentes de pensar a educação
– O que é progresso? Como construir um diálogo entre culturas?

Além das discussões e reflexões que surgiram no encontro, aquele momento representou a nossa expansão fora da rede online. Ficamos extremamente emocionados ao nos dar conta que ali reunimos, pela primeira vez, muitas das pessoas que têm nos apoiado e encorajado durante a jornada.

* Fique ligado no blog, em breve faremos eventos abertos a todos, inclusive uma outra sessão do filme Schooling the World está sendo programada para o início do ano que vem. 

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *