Próxima parada: Cieja Campo Limpo

by • 25 de fevereiro de 2013 • Brasil, inspiração, Jornada, PessoasComments (7)5427

donaeda

Hoje começa uma nova semana de pesquisas em campo, numa escola em São Paulo chamada Cieja Campo Limpo, localizada no bairro do Capão Redondo. Já visitamos o espaço duas vezes, nas quais ouvimos histórias incríveis, como a da dona Eda, a diretora do Cieja.

Abaixo, reproduzo um trecho de uma matéria, escrita por mim para a última edição da Vida Simples do ano passado, sobre a diretora da escola:

“Conhecimento te dá poder”, diz Êda Luiz, numa conversa realizada dentro de uma sala onde a todo momento pessoas batiam na porta e já entravam. Sua sala é um cômodo que não impede a entrada de ninguém, a porta está sempre aberta. No meio da conversa, aparece uma professora: “Oi, dona Êda, na escola em que trabalho, experimentamos uma das ideias que são desenvolvidas aqui, deu muito certo”. As pessoas falam com dona Êda como se ela fosse não apenas a diretora, mas também uma grande mãe, que cumprimenta com um abraço apertado.

O Cieja é um projeto da prefeitura, uma escola voltada para jovens e adultos que querem voltar aos estudos. Dona Êda transformou o Cieja do Campo Limpo em um lugar ainda mais especial, em que o aprendizado é percebido e experimentado dentro e fora das aulas. Há mulheres que até hoje frequentam as aulas sem contar aos maridos, porque sabem que, caso eles descubram, talvez elas sejam obrigadas a voltar para casa emtempo integral. A evasão de estudantes ainda é um problema, mas dona Êda enfatiza que muitos voltam depois de deixar a escola – saem, geralmente, porque encontram empregos e não por não gostar da proposta.

para ler mais: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/eda-luiz-poder-conhecimento-vida-simples-729572.shtml

Sigo para a escola nos próximos minutos. Continue nos acompanhando na jornada!

Pin It

Related Posts

7 Responses to Próxima parada: Cieja Campo Limpo

  1. eduardo disse:

    Que ótimo exemplo a seguir, parabéns e vamos em frente!

  2. Fátima Santiago disse:

    Verdade essa afirmação: “Conhecimento te dá poder.” Bom ver pessoas comprometidas com a educação do próximo. Mas, triste saber que as marcas do mundo patriarcal ainda permanecem tão fortes na atualidade.

  3. Fátima Santiago disse:

    Verdade essa afirmação: “Conhecimento te dá poder.” Bom ver pessoas comprometidas com a educação do próximo. Mas, triste saber que as marcas do mundo patriarcal ainda permanecem tão fortes na atualidade.

  4. Bruno Capão disse:

    Grande Eda inspiração total. Obrigado por existir em nossas vidas.

  5. Bruno Capão disse:

    Grande Eda inspiração total. Obrigado por existir em nossas vidas.

  6. […] College), Indonésia (Green School), Índia (Riverside), EUA (North Star) e Brasil (Politeia e Cieja). Como visitamos oito espaços de aprendizagem, quer dizer que faltam quatro, certo? É… […]

  7. […] College), Indonésia (Green School), Índia (Riverside), EUA (North Star) e Brasil (Politeia e Cieja). Como visitamos oito espaços de aprendizagem, quer dizer que faltam quatro, certo? É… […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *