Quando o livro ‘Volta ao mundo em 12 escolas’ ficará pronto?

by • 14 de março de 2013 • Brasil, inspiração, Jornada, PessoasComments (17)7639

foto_coletivo_skype

Cena de encontro do coletivo Educ-ação, realizado no último sábado. Vale ressaltar: o Shima, que conversou com a gente direto da África do Sul, só fechou os olhos no momento da foto, nos outros instantes todos estávamos de pálpebras bem abertas, pois conversamos sobre assuntos importantíssimos que compartilharei com vocês neste post…

* post com surpresa!

Estamos a todo vapor na escrita do livro “Volta ao mundo em 12 escolas”. É uma longa e intensa jornada. Há dois dias, por exemplo, saímos da Escola Municipal Desembargador Amorim Lima, no Butantã, em SP, por volta das 22h40, depois de participar de uma reunião de pais que durou mais de três horas.

Nossa visita ao Cieja (Centro Integrado de Educação para Jovens e Adultos), na região do Capão Redondo, acabou na última segunda-feira. Em certos momentos, deixávamos a escola por volta das 22h e, no dia seguinte, retornávamos às 8h da manhã. Recentemente, começamos a experimentar uma nova estratégia de produção dos textos: escrever os capítulos durante as visitas aos espaços de aprendizagem, para que aproveitemos a energia e o frescor dos encontros. Mas isso dá bastante trabalho, e às vezes se estende mais do que o imaginado, como nesta semana, em que continuamos mergulhados nas entrevistas do Cieja mesmo não estando mais por lá. Temos entrevistado mais de vinte pessoas em cada uma das escolas, então coletamos uma montanha de material, dezenas de horas de entrevistas inspiradoras.

Até agora, visitamos oito iniciativas de educação, em sete países diferentes. Para deixar claro nosso percurso: já passamos pela Espanha (Team Academy), Suécia (YIP), Inglaterra (Schumacher College), Indonésia (Green School), Índia (Riverside), EUA (North Star) e Brasil (Politeia e Cieja). Como visitamos oito espaços de aprendizagem, quer dizer que faltam quatro, certo? É… Acreditam que a conta mudou? Esta é a surpresa: decidimos incluir outra escola na nossa lista, outra iniciativa brasileira! A última que trouxemos para a seleção do livro é a escola Amorim Lima, que conheceremos mais a fundo no final de março, numa visita com duração de pelo menos cinco dias. Ou seja, agora são treze experiências de educação sendo retratadas no livro! Na próxima semana, seguiremos para a Argentina, para visitar a La Bahia, uma escola pública localizada em Ushuaia.

A propósito, queremos compartilhar uma notícia com os apoiadores do Catarse: começaremos a entregar as recompensas ainda este mês! Estamos preparando os adesivos e a lista de livros sugeridos para enviar a todos os apoiadores da nossa campanha de financiamento coletivo. Dentro de alguns dias, os colaboradores receberão uma mensagem sobre esse assunto.

Durante a campanha no Catarse, avisamos que a entrega do livro se daria ainda no primeiro semestre de 2013. Mas, sendo realistas, para desenvolver o trabalho que planejamos, precisaremos de um pouquinho de tempo a mais. Estamos dedicando o melhor de nós na criação do livro e nossa missão demanda uma imensa quantidade de atenção e cuidado, muitas horas de entrevistas, leituras e, ainda mais, de escrita. Esperamos que vocês compreendam a dimensão do nosso desafio e agradecemos novamente pelo apoio que todos têm nos dado ao longo da jornada, encontramos tanta receptividade que desde o início do projeto a nossa gratidão só aumenta. De acordo com o novo cronograma, sobre o qual conversamos no último sábado, o livro será lançado no segundo semestre deste ano, provavelmente em outubro.

Este livro é de todos, então, qualquer dúvida ou sugestão, basta deixar comentários nesta página ou enviar e-mails para andre@educ-acao.com.

Para finalizar, seguem algumas imagens do Cieja, a escola que visitamos na semana passada.

Pin It

Related Posts

17 Responses to Quando o livro ‘Volta ao mundo em 12 escolas’ ficará pronto?

  1. Marcelo disse:

    Estou ansioso pra ver o resultado desse livro. Tenho acompanhado o blog com certa frequência em busca de novos posts. Gosto de conhecer novas iniciativas e projetos criativos na área da educação.

  2. Aline Bueno disse:

    Quanta notícia boa! Mesmo a do atraso nos livros é boa tb! Assim vem mais coisas legais pra gente ler 😀

  3. Aline Bueno disse:

    Quanta notícia boa! Mesmo a do atraso nos livros é boa tb! Assim vem mais coisas legais pra gente ler 😀

  4. wellington disse:

    Outras pessoas podem comprar?

  5. wellington disse:

    Outras pessoas podem comprar?

  6. wellingtno disse:

    Quando o livro estará disponível para download?

  7. wellingtno disse:

    Quando o livro estará disponível para download?

  8. carla cavalca disse:

    André e equipe, torço muito para o sucesso da empreitada, e aguardo ansiosa a finalização, sou mãe de aluno no Amorim lima e os acompanho desdo início quando contribuí. Sucesso.

  9. carla cavalca disse:

    André e equipe, torço muito para o sucesso da empreitada, e aguardo ansiosa a finalização, sou mãe de aluno no Amorim lima e os acompanho desdo início quando contribuí. Sucesso.

  10. edushima disse:

    Obrigado Marcelo ! Sem dúvida pode apostar que nós estamos ansiosos também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *