Uma imersão em 6 países por 7 meses

by • 6 de junho de 2013 • Africa, Espaços de Aprendizado, inspiração, Jornada, PessoasComments (0)2639

Uma das perguntas mais comuns que nos fazem sobre as escolas que visitamos é:

O que os ex-alunos destas escolas estão fazendo hoje ?

As vezes me deparo com conversas com alguns amigos no Brasil que me dizem que uma escolar Waldorf (por exemplo) não prepara a minha filha para a “realidade”, não prepara a pequena Zoe para o “mundo real”.

Bem, na minha ingênua percepção, eu acho que se ela está sorrindo quando vou buscá-la e se ela diz que adora sua escola, eu penso que ela está no lugar certo.
Num de nossos posts recentes, falamos sobre nossa visita ao Sustainability Institute, na África do Sul, que conta com um programa de mestrado transdisciplinar que promete aliar excelência acadêmica e mão na massa.

Eu tive a chance de entrevistar um dos ex-alunos deste mestrado, para descobrir o que ele anda fazendo.

O sonho de Luke Metelerkamp era ser fotógrafo. Estudou para isso e teve a chance de ter contato com um dos melhores fotógrafos do mundo.

Luke Metelerkamp - ex-aluno do SustainabilityInstitute.net

Luke Metelerkamp – ex-aluno do SustainabilityInstitute.net

A experiência de encontrar este profissional, porém, acabaria mudando sua percepção sobre fotografia. Este fotógrafo, na percepção de Luke, estava apenas usando seu talento, para vender coisas para os outros. Luke se colocou na posição dele e pensou que jamais poderia usar seu talento para vender produtos em que nao acreditava.

Alguém com experiência multi-cultural de Luke, ao longo do tempo, acaba entendendo o valor de encontrar outras culturas, compartilhar outras perspectivas.

E foi assim que ele desenvolveu um programa hibrido entre um ano sabático e um curso superior.

O SI Explorers é um programa onde jovens passarão 7 meses imersos em 6 países diferentes.

Nas palavras da co-fundadora do Sustainability Institute no vídeoEve Annecke : “Eu pensei cuidadosamente com meus dois filhos. O que significa estar vivo? O que significa estar inteiro neste mundo que está emergindo? Eu não consegui encontrar nada que apertasse um botão. Uma graduação convencional parecia incapaz de trazer a resposta…”

Nesta experiência, 20 jovens do mundo todo passarão por diferentes culturas, diferentes línguas, diferentes crenças, diferentes lugares…das savanas africanas onde rinocerontes enfrentam a extinção por conta da caça ilegal, até aulas sobre biologia marinha nas águas de Moçambique, passando por outros dois continentes para tentar encontrar o seu próprio caminho.

Obviamente é um programa caro, mas sem dúvida nenhuma, fascinante e que certamente mudará a vida dos participantes.

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *